SEGUNDA AULA

 

Explicação de coordenadas absolutas e coordenadas relativas e como as definir no espaço.

Foi nos sugerido estes comandos para a modelação 3D:

/ DYNAMIC INPUT / Off

/ OSNEP / (Coluna da esquerda toda seleccionada; coluna da direita apenas a opção ''Perpendicular'' sellecionada)

/ UNITS / Insertion scale / Meters


LAYERS

Fundamental criar, organizar, nomear e colorizar as layers ao longo dos trabalhos realizados.

/ LAYER / (+4 Layers)

1 /  PONTOS /

2 / LINHAS /

3 / PLANOS /

4 / SÓLIDOS / 

Para começar o objecto...

/ DDPTYPE / X / (assim os pontos ficam mais claros) 

/ POINT / (50,25,20) / (que podemos sempre alterar nas MO(properties)

(x,y,z) = (0,0,0) 

/ OPTIONS / Display / Colours / Black no 2D model space / Apply / Close

/ UNDO 

/@50,15  (base da torre) 

Selecionar Layer Pontos

/POINT / (80,100,15)

/RE (REGEN - Regenera o desenho para a viewport)

/ORBIT (Visão orbital com o rato)

/ LINE / Conectar os três pontos realizados
 ou
/ PLINE

Delete Layout,
Mudar nome para Plano

/ 3DFACE / Ligar os pontos / Enter / Shade 

/ EXTRUDE / -80 

/ MOVE do objecto 50m para cima


/ SLICE / 3P / escolher 3 pontos / B / Enter

/ UNION 

Mover o objecto sliced

Seleccionar Layout PLANOS e fazer um retângulo na base

Paredes Interiores

/ OFFSET / 5

Seleccionar Layout SOLIDOS 

/ EXTRUDE / selecionar retângulo interior / 100metros para cima

/ SAVE AS / OPTIONS / Open and Save / Versão 2000lt

/ PLAN / Enter / Enter

Seleccionar Layout Linhas

/ XL / V(ertical) / Referencial

/ OFFSET / 2

/ XL / H(orizontal) 

/ REC / Retângulo janelas

Seleccionar Layout PLANOS

/ OFFSET / 0.2 / colocar janela no chão

/ ARRAY / R / COLUMNS / 24 / 2 /ROWS /20 / 3.5

/ X / Explode

Fechar Layer LINHAS

Selecionar Janelas

Linhas têm semore que estar / CLOSED

Mover Janelas 20m para trás

Seleccionar Layout SOLIDOS

/ EXTRUDE / Janelas / 25m para a frente

/ SUBTRACT / Moldura / Enter / Tudo / Remove / Moldura / Enter

/ SHADE / Por a parte de cima

/ UNION


/ UCS / W(orld) 

/ SLICE / 3P / UNION

Nova Layer PAVIMENTOS

/ EXTRUDE / 0.5

/ SLICE / 3P / B

/ TRIM


NESTA AULA...

Aprendemos a criar objectos no espaço a partir de layers,
Foi-nos demonstrado uma variedade de comandos fulcrais na criação 3D como, / EXTRUDE, / SLICE, / UNION, etc.








Comentários